Vídeo mostra falso entregador que aplicava 'golpe do presente' em idosos
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Circuito de segurança flagra momento em que homem aplica golpe em idoso do falso presente
A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira (15), mandados de busca e apreensão e de prisão contra um homem de 27 anos suspeito de aplicar golpes em idosos em Belo Horizonte.
A ação ocorreu no bairro Nova Suíça, na região Oeste da capital. Um vídeo (veja acima) registra o momento em que o homem estava prestes a aplicar o golpe.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
O suspeito e não tinha passagens anteriores na polícia. Ele foi encaminhado para uma delegacia na Avenida Pedro II para prestar depoimento.
Como funcionava o 'golpe do presente'
As investigações apontam que um grupo criminoso realizava ligações telefônicas, se passando por funcionário de lojas conhecidas, informando à vítima que ela teria sido contemplada com um presente.
Segundo a polícia, o suspeito se passava por entregador e chegava de moto às casas das vítimas. Nas imagens de circuito de segurança é possível ver que ele usa uma mochila de entregador. Para liberar a entrega, ele exigia o pagamento de uma taxa.
Quando os idosos ofereciam pagar em dinheiro, o homem afirmava que só aceitava cartão de crédito. Ao pedir que a vítima entrasse em casa para buscar o cartão, ele aproveitava para trocar a maquininha e, no momento do pagamento, conseguia copiar os dados do cartão sem que o idoso percebesse.
Com as informações obtidas, o suspeito realizava empréstimos em nome das vítimas ou retirar valores da conta das vítimas de imediato. De acordo com a investigação, os valores variavam entre R$ 2 mil e R$ 30 mil. Vários idosos de diferentes bairros da capital foram vítimas do golpe.
A polícia informou que o homem é apontado como o chefe do esquema criminoso. Pela manhã, equipes da Polícia Civil entraram no prédio com malotes usados para recolher provas que podem auxiliar na investigação.
A expectativa da polícia é que outras pessoas envolvidas no esquema também possam ser identificadas e presas.
Momento da prisão do suspeito de 27 anos que aplicava golpes em idosos.
TV Globo
Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão no bairro Nova Suiça, em BH.
TV Globo
Vídeos mais vistos no g1 Minas Gerais