Reservatório da Vale, em Congonhas, se rompe e atinge área da CSN
25/01/2026
(Foto: Reprodução) Reservatório da Vale, em Congonhas, se rompe e atinge área da CSN
Um reservatório da Vale, no limite entre Congonhas e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, se rompeu e atingiu uma área da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na madrugada deste domingo (25). O acidente foi confirmado pela prefeitura de Congonhas. Até o momento, não há feridos.
De acordo com a Vale, o dique rompido pertence a mina de Fábrica. Em nota, a mineradora informou que as causas do extravasamento de água estão sendo apuradas. A empresa esclareceu que "pessoas e a comunidade da região não foram afetadas".
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
De acordo com a prefeitura de Congonhas, o rompimento ocorreu após chuvas intensas atingirem a região. O reservatório seria responsável por reter água pluvial, mas não aguentou o volume intenso do sábado (24), de acordo com a administração da cidade.
A Defesa Civil Municipal e o secretário de meio ambiente da cidade se deslocaram para o local do rompimento. Já o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) informou que, até o momento, não foi acionado para a ocorrência. A Defesa Civil Estadual também se deslocou ao local.
O g1 demandou a CSN, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria. A Prefeitura de Ouro Preto também foi acionada.
Veja a nota completa da Vale:
"A Vale esclarece que, na madrugada deste domingo (25), houve extravasamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG). O fluxo alcançou algumas áreas de uma empresa na região. Pessoas e a comunidade da região não foram afetadas. Como é praxe nessas situações, a Vale já comunicou os órgãos competentes e prioriza a proteção das pessoas, comunidades e meio ambiente. As causas do extravasamento de água estão sendo apuradas.
A Vale reforça que o ocorrido não tem qualquer relação com as barragens da empresa na região, que seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana"
Matéria em atualização
Reservatório da Vale, em Congonhas, se rompe e atinge área da CSN
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Brumadinho: após sete anos, bombeiros encerram buscas por vítimas da tragédia; duas pessoas não foram encontradas
Brumadinho: sete anos após tragédia, Justiça começa a ouvir testemunhas em processo criminal
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos mais vistos do g1 Minas: