Flávio Roscoe promete decretos para reduzir burocracia, propõe transporte escolar de bebês e defende voto impresso
MG1 entrevista Flávio Roscoe (PL), candidato ao governo de MG
O candidato do PL ao governo de Minas Gerais, Flávio Roscoe, disse nesta segunda-feira (14), em entrevista ao MG1, que pretende derrubar normas para reduzir a burocracia no estado e alavancar a economia. Ele também propôs a implantação de creches regionais e o transporte escolar de bebês. O candidato ainda fez críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu o voto impresso.
Roscoe é o primeiro a participar da série de entrevistas do MG1, que seguirá até o próximo sábado (19). A Globo convidou os seis candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha em 11 de setembro.
Redução de burocracia e renegociação da dívida pública
Flávio Roscoe (PL) fala sobre dívida pública em entrevista ao MG1
Roscoe afirmou que o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) foi um "mal necessário" e que pretende renegociá-lo, mas destacou que isso não depende apenas do estado.
O candidato disse que, para resolver o problema da dívida, é importante estimular o crescimento da atividade econômica. Ele disse que, se for eleito, emitirá decretos nos primeiros 15 dias de governo para cancelar milhares de normas que "não são eficientes".
"Nós temos que dinamizar a atividade econômica. É a única solução. E como é que nós vamos fazer isso? Tirar a burocracia de cima do cidadão", afirmou.
Creches regionais, transporte de bebês e tecnologia na educação
Flávio Roscoe fala sobre educação em entrevista ao MG1
Questionado sobre a viabilidade e a segurança da proposta prevista em seu plano de governo de criar creches regionais e de oferecer transporte escolar para bebês, o candidato afirmou ser uma alternativa viável e mais econômica.
"É melhor do que não ter a creche, né? Que é o que acontece hoje. É opcional, ninguém é obrigado a colocar a criança lá. Então, ele [o pai ou a mãe da criança] vai exercer a opção. Ele pode ficar tomando conta ou colocar", afirmou.
Roscoe criticou o modelo educacional atual, destacando que as instituições de ensino estaduais continuam analógicas diante de uma geração de alunos nativos digitais.
Segundo ele, essa desconexão faz com que os estudantes passem anos na escola aprendendo pouco, e é preciso tornar o ambiente escolar mais atrativo e atualizado tecnologicamente.
"A escola está igual ao que era na época do meu avô. [...] As escolas têm que ser mais atrativas para a criança, para ela ter mais interesse no estudo", afirmou.
O candidato defendeu estratégias de gestão para otimizar os recursos do estado. Além disso, destacou a importância da valorização do funcionalismo público para a melhoria dos serviços.
"Toda vez que você gasta mal o recurso, alguém vai ficar sem, e é o que acontece. Ser gestor e cuidar bem do dinheiro público", ressaltou Roscoe.
Defesa ao voto impresso
Flávio Roscoe (PL) fala sobre urnas eletrônicas e voto impresso
Questionado se confia nas urnas eletrônicas após sua candidata a vice, Ellen Miziara (PL), publicar questionamentos ao sistema sem apresentar provas nas eleições de 2022, Flávio Roscoe se posicionou a favor do voto impresso.
Ele ainda fez críticas ao STF e disse que a situação atual da Corte leva as pessoas a "desconfiar de todas as instituições".
"A situação do Supremo atual, infelizmente, está levando o cidadão comum a desconfiar de todas as instituições. [...] A Suprema Corte tem que ser ilibada, o ministro de Suprema Corte é a última instância, inclusive que coordena as eleições", afirmou.
Ele citou ataques cibernéticos sofridos por órgãos públicos como argumento para a implementação do mecanismo.
"Eu não sou técnico de informática, né? Sou empresário. Mas eu não conheço nenhum ambiente de informática inviolável. [...] Por que não posso ter o voto impresso lá para ser conferido adequadamente?", questionou.
Critérios objetivos para o combate à corrupção
Flávio Roscoe fala sobre escândalo do Banco Master e corrupção
Flávio Roscoe afirmou que, se for eleito, pretende adotar critérios objetivos para a tomada de decisões na gestão pública. Segundo ele, a subjetividade é o que gera corrupção.
"Quando você torna todos os critérios de decisão do gestor público objetivos, você impede a interpretação e, como o critério é objetivo, fecha a porta da corrupção", afirmou.
Ao comentar as investigações relacionadas ao Banco Master envolvendo políticos e membros do Poder Judiciário, Roscoe destacou que sempre esteve do "lado certo" e "apontando os problemas".
Disputa eleitoral e experiência de gestão
Flávio Roscoe fala sobre sua candidatura e gestão na Fiemg
Questionado sobre a declaração de Flávio Bolsonaro de que o PL teria esperado "até o último minuto do último dia" por Cleitinho Azevedo (Republicanos), Flávio Roscoe negou que sua candidatura seja uma alternativa de última hora ou um "plano B". O candidato afirmou ter se filiado no início de abril e declarou que seu nome já figurava como o preferido para disputar o governo de Minas.
"Na verdade, no jogo político você tem as alianças. Isso é natural do jogo político, as alianças podem a todo momento mudar o jogo político. Isso acontece efetivamente e pode se trocar alguns atores ou fazer alianças e uniões. [...] Eu sempre fui o plano A", afirmou.
Ao abordar a falta de histórico na gestão pública direta para enfrentar os problemas do estado, Roscoe argumentou que seus oito anos como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) deram a ele a experiência necessária. Ele destacou que a entidade é fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e citou o reequilíbrio das contas como exemplo de gestão.
Questionado sobre como vai atuar diante da discussão de projetos de lei contrários aos interesses da indústria, Roscoe afirmou que, se eleito, governará para toda a população, mas pontuou que "é um erro entender que o interesse do setor produtivo é contrário à sociedade".
"O interesse é alinhado. O setor produtivo forte vai contribuir com a sociedade, ele que gera riqueza, o estado não gera nada", declarou.
Vacinação e prevenção na saúde
Flávio Roscoe fala sobre vacinação e prevenção na saúde em entrevista ao MG1
Roscoe disse que a prevenção deve ser o foco na área de saúde. Ele destacou que, se for eleito, políticas de vacinação serão reforçadas.
"Boa parte dos problemas de saúde nasce não diretamente da saúde, mas da falta de prevenção, inclusive do próprio saneamento", afirmou.
Segurança pública e combate a feminicídios
Flávio Roscoe fala sobre segurança em entrevista ao MG1
Flávio Roscoe defendeu o investimento em inteligência e tecnologia na segurança pública. O candidato defendeu instalar 200 mil câmeras com reconhecimento facial nos principais pontos de Minas Gerais para restringir a circulação de pessoas com mandados de prisão em aberto.
Ao ser questionado sobre os altos índices de feminicídio no estado — que ocupa a segunda posição nacional, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública — e a suficiência de 70 delegacias especializadas para 853 municípios, Roscoe argumentou que o combate à violência contra a mulher exige uma abordagem preventiva focada na educação.
O candidato afirmou que o governo atuará com medidas imediatas e de contenção da violência, mas defendeu que a transformação sustentável depende da formação educacional dos jovens.
"Um homem bem educado não faz violência contra a mulher. [...] Se você quer resolver o problema da violência contra a mulher, comece a educar os meninos de maneira adequada hoje, para daqui a 15 anos você ter resultados consistentes. Nós vamos fazer o paliativo, que são as ações imediatas, e vamos multiplicar os recursos do estado, com tecnologia", afirmou.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/eleicoes/2026/noticia/2026/09/14/flavio-roscoe-entrevista-mg1.ghtml