FestMalhas implementa projeto de educação para o empreendedorismo
15/06/2026
(Foto: Reprodução) O projeto é uma parceria para aproximar jovens do universo do empreendedorismo e da organização de grandes eventos - Crédito: Divulgação / ACIJA - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga.
Projeto reúne alunos do 9º ano para vivenciar na prática os impactos econômicos, turísticos e sociais da maior feira de malhas do Brasil e a forma como tudo acontece!
A FestMalhas 2026 também abriu espaço para a formação das novas gerações por meio do projeto Escola na FestMalhas, uma iniciativa realizada em parceria entre a Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Acija, o Sebrae e o Sicoob.
O projeto foi apresentado durante a abertura oficial da feira e contou com a participação do secretário municipal de Educação, José Augusto Graci, que também concedeu entrevista ao Podcast Acija TV para destacar a importância da ação para os estudantes do município.
FestMalhas implementa projeto de educação para o empreendedorismo - Crédito: Divulgação / ACIJA - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga.
Voltado aos alunos do 9º ano, o programa proporciona uma experiência prática sobre como é planejada e executada uma feira de grande porte. Durante a visita, os estudantes têm contato com temas como empreendedorismo, educação financeira, planejamento, turismo, gastronomia e os diversos impactos que um evento desse porte gera na economia local.
A proposta surgiu a partir de um convite do presidente da Acija, Euclides Nascimento, à Secretaria Municipal de Educação, resultando em uma união de esforços entre instituições comprometidas com o desenvolvimento dos jovens. O Sebrae participa com conteúdo voltados ao empreendedorismo, o Sicoob Credivas aborda conceitos de educação financeira e a Acija apresenta os bastidores da organização da FestMalhas.
FestMalhas implementa projeto de educação para o empreendedorismo - Crédito: Divulgação / ACIJA - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga.
Entre os dias 8 e 11 de junho, cerca de 80 alunos por turma passaram pela feira por meio do projeto, ampliando seus conhecimentos sobre o funcionamento do comércio, a geração de empregos, o turismo e as oportunidades criadas por eventos que movimentam toda a cidade.
A iniciativa reforça o compromisso da FestMalhas com a educação e deixa mais um legado para a sociedade jacutinguense, aproximando os estudantes da realidade do mercado e incentivando o desenvolvimento de uma visão empreendedora desde cedo.
Crédito: Cristiane Carvalho – Acrescenta Assessoria de Comunicação