Cooxupé é líder em MG no setor de Agricultura, Pecuária e Reflorestamento
18/12/2025
(Foto: Reprodução) Avaliação é do Ranking MercadoComum 2025/2024, que aponta a cooperativa entre as maiores empresas do estado mineiro em faturamento, ativos, crescimento e rentabilidade Cooxupé ocupa liderança do setor conforme ranking do MercadoComum – Crédito: Divulgação
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé alcançou o 1º lugar entre as 300 maiores empresas de Minas Gerais no setor de Agricultura, Pecuária e Reflorestamento, conforme o XXIX Ranking MercadoComum de Empresas Mineiras 2025/2024, divulgado durante o XXVII Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores.
A liderança no setor reconhece a Cooxupé como a principal força do segmento no estado mineiro e reforça a importância do cooperativismo, da gestão eficiente e da atuação conjunta de produtores rurais.
No levantamento, o ranking analisa informações contábeis, econômicas e financeiras para uma avaliação das atividades empresariais. Ao todo, 492 empresas foram habilitadas. Todas as classificadas apresentam receita operacional líquida superior a R$ 110 milhões em 2024.
Cooxupé é destaque em vários indicadores
Além do primeiro lugar no setor apontado, a Cooxupé atingiu a 5ª colocação entre as 100 empresas que mais cresceram em Receita Operacional Líquida e, também, figura entre as 300 maiores empresas de Minas Gerais, ocupando a 14ª colocação neste mesmo quesito.
Em Ativos Totais, a Cooxupé alcançou a 15ª posição entre as 100 maiores do estado mineiro. A cooperativa ainda aparece entre as 100 maiores por Lucro Líquido, na 29ª posição, e entre as 100 maiores por Patrimônio Líquido, na 31ª colocação.
No recorte das 50 maiores empresas de Minas Gerais, a cooperativa figura na 33ª colocação, além de integrar o ranking das 50 maiores por Rentabilidade do Patrimônio Líquido.
Pesquisa
O levantamento é elaborado anualmente pela MinasPart Desenvolvimento Econômico e Empresarial Ltda. e reúne dados detalhados sobre o desempenho das principais empresas com sede no estado, trazendo um panorama completo da economia mineira.
Para esta edição, foram analisados mais de dois mil balanços e demonstrações de resultados do exercício de 2024, publicados até 31 de agosto em jornais de circulação impressa e eletrônica ou fornecidos diretamente pelas empresas.
“Em 2025, a Cooxupé foi reconhecida em diversas premiações e rankings pelo seu desempenho e resultados. Tudo o que conquistamos é graças à união dos nossos cooperados e à dedicação dos nossos colaboradores. Compartilhamos estas conquistas com todos eles”, destaca o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Premiada como a Melhor Cooperativa de Grande Porte em Negócios Internacionais
A cooperativa foi premiada na categoria Cooperativismo de Grande Porte, do prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025, promovido pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento) em parceria com a revista Exame.
Premiação da Apex Brasil e Exame aconteceu em São Paulo – Crédito: Divulgação
O prêmio destaca a atuação da Cooxupé no cenário internacional, resultado direto do trabalho dos cooperados, da gestão e do posicionamento da cooperativa nos principais mercados consumidores de café do mundo. A premiação coloca a Cooxupé entre as instituições que mais representam a força do Brasil no comércio exterior.
“Esta conquista consolida a força do cooperativismo, da qualidade do café produzido pelos nossos cooperados e da credibilidade da Cooxupé ao longo da sua trajetória no mercado global. Nosso café é exportado para clientes de 50 países, em todos os continentes”, afirma o vice-presidente da cooperativa, Osvaldo Bachião Filho.
A premiação valoriza organizações que se destacam pela atuação no mercado externo, por meio de práticas que geram valor econômico e impacto social positivo. Além disso, destaca casos de sucesso em inovação, diversidade e liderança exportadora.
Vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, recebe a premiação que demonstra a força da cooperativa no cenário internacional – Crédito: Divulgação
Em sua segunda edição consecutiva, o prêmio registrou um crescimento de 70% em relação ao ano anterior no número de inscrições. No total, foram 352 entidades inscritas, desde startups até gigantes do agronegócio e da indústria nacional.