Chuva forte e risco de deslizamentos: veja a previsão do tempo em BH para o fim de semana
14/03/2026
(Foto: Reprodução) Trânsito e chuva na barragem da Pampulha, em BH
Reprodução/TV Globo
O fim de semana em Belo Horizonte deve ter chuva forte, principalmente no período da tarde. A Defesa Civil atualizou o alerta de risco geológico forte (risco de deslizamentos) para a capital até a próxima terça-feira (17), para as regiões Leste e Barreiro, e moderado na Oeste e Centro-Sul.
Segundo o Inmet, BH e mais de 700 cidades de Minas Gerais estão incluídas no aviso laranja para chuva intensa. O órgão alerta para volume de água entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
Neste sábado (14) a previsão é de pancadas de chuva, principalmente no período da tarde. Já para o domingo (15) a previsão é de sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva no fim da tarde e início da noite.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
De acordo com meteorologistas, a continuidade da chuva está associada a uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste, que canaliza umidade da Região Norte para Minas Gerais, favorecendo a formação de instabilidades.
Além do período chuvoso típico desta época do ano, fatores como as mudanças climáticas e a atuação do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, contribuem para alterar os padrões de temperatura e precipitação, favorecendo corredores de umidade e a formação ou permanência de sistemas meteorológicos sobre o Sudeste.
Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.
Veja a previsão do tempo na capital neste fim de semana:
Sábado (14)
Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas
Temperatura mínima: 18ºC
Temperatura máxima: 27ºC
Domingo (15)
Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas
Temperatura mínima: 17ºC
Temperatura máxima: 29ºC
BH e mais de 700 cidades estão sob alerta laranja de chuva forte
Reprodução/ Inmet
LEIA TAMBÉM:
BH e outras 725 cidades de MG estão em aviso laranja para chuva intensa; veja lista
Chuva provoca inundação em cidades da Grande BH; VÍDEOS
Veja os vídeos mais assistidos do g1 Minas: