Casa de repouso clandestina é interditada em Uberlândia e funcionária presa por maus-tratos a idosos
12/11/2025
(Foto: Reprodução) Instituição clandestina para idosos é interditada em Uberlândia
Uma casa de repouso clandestina foi fechada no Bairro Nossa Senhora das Graças, em Uberlândia, após fiscalização do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A responsável pelo local foi presa em flagrante por maus-tratos contra um idoso.
A ação conjunta com o MP e Vigilância Sanitária ocorreu durante a Operação 'Virtude', coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) para combater a violência contra pessoas idosas e fortalecer a rede de proteção social em Minas Gerais.
Quatro instituições para idosos foram fiscalizadas na cidade, sendo duas interditadas. O balanço das ações foi divulgado pelo órgão estadual na terça-feira (11).
A TV Integração entrou em contato com as instituições fiscalizadas. Seguem as notas ao final da reportagem.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Fiscalização de instituições para idosos em Uberlândia
Em Uberlândia, foram fiscalizadas quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Segundo o MPMG, todas as instituições vistoriadas apresentaram irregularidades, sendo que duas foram interditadas pela Vigilância Sanitária Municipal.
Em uma delas, localizada no Bairro Nossa Senhora das Graças, as autoridades encontraram situações graves de maus-tratos. O local, chamado Casa de Repouso Cantinho do Amor, funcionava de forma clandestina e não possuía alvará sanitário nem responsável técnico habilitado.
Durante a fiscalização, um idoso de 74 anos foi encontrado deitado em uma cama suja com vômitos e moscas, curativo ensanguentado no nariz e sinais de negligência. Ele precisou de atendimento médico imediato.
Além disso, foram constatadas irregularidades sanitárias como medicamentos ao alcance dos residentes, produtos sem identificação, fezes no banheiro e falta de equipe para limpeza e cuidados.
LEIA TAMBÉM:
Alimentação restrita e isolamento eram parte da rotina de idosos resgatados de clínica clandestina
Filho agride mãe idosa para roubar dinheiro da aposentadoria em Uberlândia
VÍDEO: Polícia investiga agressão de genro contra idoso que conversava com vizinhos
A representante da instituição foi presa em flagrante por maus-tratos, mas já foi liberada. O nome dela não foi divulgado pelas autoridades.
Os 17 idosos que viviam no local foram encaminhados para familiares ou responsáveis. O Ministério Público informou que todos serão acompanhados para garantir sua integridade.
O Espaço de Convivência Belo Amanhecer, no Bairro Martins, também foi interditado e está proibido de receber novos residentes até corrigir as irregularidades.
Já os estabelecimentos Residencial de Bem com a Vida, no Bairro Umuarama, e Arte de Cuidar Casa de Repouso, no Bairro Santa Maria assinaram termos de inspeção e já estão implementando ações corretivas e de melhorias.
O que disse a instituição Cantinho do Amor
O advogado da instituição Cantinho de Amor informou que o pedido de alvará sanitário já foi protocolado e está em processo de avaliação. Sobre o caso do idoso, ele explicou que o homem havia passado por uma cirurgia no supercílio e, devido aos curativos do pós-operatório, os fiscais do Ministério Público entenderam que se tratava de maus-tratos.
A reportagem aguarda retorno das demais instituições fiscalizadas.
O que disse a Prefeitura de Uberlândia
"A Vigilância Sanitária em apoio à operação do Ministério Público Estadual (MPE), com a presença da Polícia Civil, vistoriou as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), constatando algumas irregularidades contrárias às legislações vigentes. Das instituições visitadas, duas foram interditadas cautelarmente, sendo que uma delas era clandestina - situação que ocasionou a obrigação do retorno dos idosos para a família e/ou responsável.
A interdição cautelar dura até que as irregularidades que a motivaram sejam sanadas. A determinação de uma eventual multa é a conclusão do processo administrativo sanitário, que está em andamento. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que nenhuma das instituições visitadas recebe subvenção do município."
Vigilância constatou medicamentos armazenados indevidamente em uma das instituições fiscalizadas na Operação Virtude
MPMG/Divulgação
Operação Virtude foi realizada em Minas Gerais
Bernardo Carneiro/Sejusp
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas