Calçadão de Ubá começa a ser reconstruído após devastação causada pela chuva
15/05/2026
(Foto: Reprodução) Calçadão da rua São José, em Ubá
Marcus Pena/TV Integração
A Prefeitura de Ubá iniciou nesta sexta-feira (15) as obras de reconstrução do Calçadão da rua São José. O espaço foi totalmente destruído pela enchente da noite de 23 de fevereiro, que deixou oito mortos e um rastro de destruição na cidade.
Conforme a Prefeitura, o investimento previsto para a execução das obras será de R$ 1.249.752, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e repasses da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
A estimativa é que as intervenções sejam concluídas até novembro de 2026.
De acordo com a Prefeitura, a canaleta central de drenagem superficial será ampliada para aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais e contribuir para minimizar os impactos causados pelos temporais.
Obra de reconstrução do Calçadão da rua São José, em Ubá
Prefeitura de Ubá/Divulgação
Volume do Rio Ubá subiu quase 8 metros
A chuva histórica que devastou a cidade ocorreu entre os dias 23 e 24 de fevereiro. Conforme dados da Defesa Civil, foram cerca de 170 milímetros em menos de 4 horas. Nas medições realizadas no Centro, o Rio Ubá atingiu quase 8 metros e causou alagamentos e inundações em extensa área urbana.
Além do Calçadão Deputado Ibrahim Jacob, a água também causou estragos em outros pontos da cidade, com o desabamento de três imóveis na avenida Cristiano Roças e de uma residência na rua da Harmonia.
Chuva em Ubá deixou oito moradores mortos em fevereiro deste ano
Érico Gabriel/TV Integração
Ao menos três pontes foram totalmente danificadas: a Ponte Major Siqueira, na avenida Cristiano Roças; a Ponte da Rua dos Viajantes, no Centro; e a Ponte da Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Industrial.
Oito pessoas foram levadas pela correnteza e morreram. O corpo de Luciano Franklin Fernandes, de 50 anos, uma das vítimas da tragédia, só foi localizado 22 dias depois.
'Vi minha cachorrinha passar e não consegui fazer nada', lamenta mulher que ficou 3 horas agarrada a poste
Uma das imagens que marcou a tragédia foi o resgate de Edna Almeida, namorada de Luciano, que ficou agarrada a um poste durante três horas, em meio à enxurrada. Ela estava em casa com ele e o filho. A força da água foi tanta que o rio que passa atrás do imóvel rompeu o terreno e entrou na residência.
LEIA TAMBÉM:
Chuva atingiu 94% do comércio em Ubá; prejuízo pode chegar a R$ 500 milhões
Tragédia com 73 mortos na Zona da Mata mineira é o 4º maior desastre por chuvas no Brasil nos últimos dez anos
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes