Aeroporto de BH, em Confins, tem voos cancelados nesta sexta após vendaval em SP
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins
BH Airport/Divulgação
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de BH, teve ao menos quatro voos cancelados nesta sexta-feira (12), após o vendaval que atingiu a Grande São Paulo nos últimos dias.
Segundo o painel do terminal, duas partidas e duas chegadas foram afetadas. Veja abaixo:
Partidas 🛫
Latam 3037
Destino: São Paulo - Congonhas
Data: 12/12/2025
Hora: 6h25
Gol 1317
Destino: São Paulo - Congonhas
Data: 12/12/2025
Hora: 8h45
Chegadas 🛬
Gol 1300
Origem: São Paulo - Congonhas
Data: 12/12/2025
Hora: 7h45
Gol 2043
Origem: Rio de Janeiro - Galeão
Data: 12/12/2025
Hora: 12h55
De acordo com a Gol, os voos cancelados desta sexta são consequência da contingência provocada pelos cancelamentos e atrasos de quarta-feira (10), quando a ventania começou e afetou o funcionamento dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
"Como consequência da grande contingência deste evento, novos cancelamentos ou atrasos podem ocorrer ao longo do dia de hoje (12)", informou a companhia.
Ainda conforme a aérea, passageiros impactados nos últimos dois dias podem alterar seus voos sem custos adicionais. "A mudança é autorizada dentro da validade do bilhete, mantendo a mesma origem e destino, e não é necessário comparecer ao aeroporto para realizá-la", completou.
Já a Latam afirmou que sua operação no país segue afetada pelos "efeitos da meteorologia adversa" registrada nesta semana em parte do Sudeste. A empresa disse que está trabalhando para atender todos os clientes que tinham programado viagens com origem, destino ou conexão em São Paulo até o próximo domingo (14).
"O cliente Latam que teve o seu voo cancelado poderá alterar seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem dentro desse mesmo período. Já o cliente Latam que não teve o seu voo com origem, destino ou conexão em São Paulo até o próximo domingo (14 de dezembro) cancelado também pode alterar seu voo para viajar dentro dos próximos 15 dias", destacou a companhia.
Vendaval inédito
G1 em 1 Minuto: Ventania provoca cancelamentos e atrasos de voos pelo Brasil
A Grande São Paulo enfrentou um vendaval considerado inédito pelos meteorologistas: foi a primeira vez que rajadas tão fortes atingiram a região sem a presença de chuva ou temporais. Na quarta, o Aeroporto de Congonhas chegou a registrar ventos de 96,3 km/h.
Os ventos fortes deixaram um rastro de destruição: mais de 2 milhões de imóveis sem luz, queda de dezenas de árvores, fechamento de parques, cancelamento de voos e até suspensão de consultas em hospital. Na quinta, havia ainda mais de 1,5 milhão de casas às escuras.
Quase 50 horas depois do vendaval, a Região Metropolitana de São Paulo ainda tem 780 mil imóveis sem luz, segundo o boletim publicado pela concessionária Enel às 8h desta sexta.
LEIA TAMBÉM:
Após caos e passageiros dormindo no saguão, situação em Guarulhos e Congonhas normaliza; há 3 voos cancelados
Grande SP ainda tem 780 mil imóveis sem energia elétrica, quase 50 horas após início de vendaval